Maior veleiro transportado em Florianópolis da UFSC - ECO - TransAcacio


Descrição

Na madrugada desta quarta-feira (06), uma mega operação foi realizada para transportar o Eco Veleiro, de Canasvieiras até um estaleiro na parte continental de Florianópolis. A embarcação foi construída UFSC e vai estrear hoje nos mares.

 

Os trabalhos começam na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, quando o veleiro será retirado do Sapiens Parque e colocado em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada de quarta-feira, 6 de setembro.

 

Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,4m de largura, uma grande logística foi preparada: equipes de apoio seguirão na frente da carreta, retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito, como semáforos, fios e sinalizações. Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a ponte e chegar ao Estaleiro Schaeffer, o veleiro será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu, para a instalação do mastro e finalização dos testes.